Esse cena do repertório de Isadora Duncan mostra muito bem quando falamos de dramaturgia a partir do centro, e saindo daquele balé da realeza, do "belo" e entrando em um drama mais denso. E vem sido trabalhado em sala de aula essa consciência do centro, para que possamos alcançar outros níveis de expressão.
As mãos dela saem totalmente do padrão clássico, indo para o extremo oposto: mãos totalmente abertas e dedos separados na maior parte da dança. Me fez lembrar que durante as aulas somos instruídos a deixar as mãos de forma mais neutra. Vejo também que em praticamente toda a dança, a intenção de movimento dela vem do plexo solar, forte característica presente na dança de Isadora Duncan - como podemos ver também no outro post sobre ela aqui no blog. Outra característica forte do legado de Duncan é a despreocupação com o cenário.
Assim como foi falado em aula e podemos ver no vídeo, Isadora Duncan buscava uma dança livre e fora dos padrões do balé clássico. Ao Invés das sapatilhas preferia dançar com os pés descalços, túnicas leves e cabelos soltos. Sua inspiração vinha da natureza e seus movimentos eram livres e buscavam transparecer a essência de sua alma. Não só na dança, ela também era uma mulher que buscava a liberdade em todos os âmbitos de sua vida, o que era bem contraditório aos padrões machistas da época.
notasse que isadora danca tentava busca experimentações saido do forma classica que o bale trazia toda padronizada onde podemos ver que usava vestes defirenciada trabalhando e bem o centro do corpo propôs uma dança livre de espartilhos,meias e sapatilhas de ponta,trajes esvoaçantes, cabelos soltos e pés descalços
Esse cena do repertório de Isadora Duncan mostra muito bem quando falamos de dramaturgia a partir do centro, e saindo daquele balé da realeza, do "belo" e entrando em um drama mais denso. E vem sido trabalhado em sala de aula essa consciência do centro, para que possamos alcançar outros níveis de expressão.
ResponderExcluirAs mãos dela saem totalmente do padrão clássico, indo para o extremo oposto: mãos totalmente abertas e dedos separados na maior parte da dança. Me fez lembrar que durante as aulas somos instruídos a deixar as mãos de forma mais neutra. Vejo também que em praticamente toda a dança, a intenção de movimento dela vem do plexo solar, forte característica presente na dança de Isadora Duncan - como podemos ver também no outro post sobre ela aqui no blog. Outra característica forte do legado de Duncan é a despreocupação com o cenário.
ResponderExcluirAssim como foi falado em aula e podemos ver no vídeo, Isadora Duncan buscava uma dança livre e fora dos padrões do balé clássico. Ao Invés das sapatilhas preferia dançar com os pés descalços, túnicas leves e cabelos soltos. Sua inspiração vinha da natureza e seus movimentos eram livres e buscavam transparecer a essência de sua alma. Não só na dança, ela também era uma mulher que buscava a liberdade em todos os âmbitos de sua vida, o que era bem contraditório aos padrões machistas da época.
ResponderExcluirnotasse que isadora danca tentava busca experimentações saido do forma classica que o bale trazia toda padronizada onde podemos ver que usava vestes defirenciada trabalhando e bem o centro do corpo
ResponderExcluirpropôs uma dança livre de espartilhos,meias e sapatilhas de ponta,trajes esvoaçantes, cabelos soltos e pés descalços