Os alunos serão avaliados por seu desempenho ao longo do curso, observando-se a pontualidade, assiduidade, concentração, participação durante a aula, integração dos conteúdos ministrados, capacidade de trabalhar em grupo, entrega dos trabalhos nos prazos e qualidade do trabalho final, considerando-se:
a) desempenho crítico-reflexivo teórico e desempenho em processos de ensino-aprendizagem
Pesquisar sobre a Dança Moderna Americana e Alemã, a partir dos filmes "A dança do século" e "Nós que aqui estamos por vós esperamos", do trecho da dissertação "O CORPO EM ESTADO DE TRANSPARÊNCIA: ABORDAGENS DIDÁTICAS EM DANÇA" de Lina Frazão, da página 21 a 55, encontrada no link http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15771/1/2014_LinaFrazaoCastro.pdf
além de todos os livros indicados na bibliografia deste plano de ensino. Datas: 04/12.Valor de 04 pontos.
além de todos os livros indicados na bibliografia deste plano de ensino. Datas: 04/12.Valor de 04 pontos.
b) desempenho na pesquisa e/ou produção artística
Para o dia 28/11/2017:
Avaliação: O aluno deve ver todas as postagens artísticas do blog, escolher um vídeo e dissertar sobre o mesmo fazendo uma co-relação com as aulas ministradas neste semestre de Dança Moderna. Seguir as regras da ABNT. Postar no blog na parte de comentários do post de AVALIAÇÕES DE DANÇA MODERNA, encontrado neste blog. Valor: 2,0 pontos.
c) Apresentação de ingressos de espetáculos
d) A participação do aluno em sala de aula também será item avaliatório. Serão observados o interesse, assiduidade e comprometimento do aluno em sala de aula, a capacidade de avaliar o seu desempenho pela auto-observação, a aquisição de habilidades para fazer conexões entre os exercícios; a capacidade de concentração e atenção durante o trabalho de experimentação e repetição de movimentos; o desenvolvimento da capacidade de articulação e integração dos conteúdos ministrados e a capacidade de trabalhar em grupo. A participação do aluno vale 2,0 pontos
Apresentar no dia 04/12/2017 no mínimo quatro ingressos de espetáculos profissionais de dança ou teatro preferencialmente nos teatros do CCBB, Caixa, Funarte, Pé Direito, Sesc, Espaço Cena, Teatro Nacional, Goldoni, Centro Cultural Centro Tradicional de Invenção Cultural (Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro), Teatro Nacional, Espaço Usina, Mapati e galerias de arte. O aluno deve se guiar pelo Plano de Análise Coreográfica (presente no blog praticascorporais2.blogspot). É preciso escrever aprox. uma página sobre cada espetáculo visto. Apresentar o ingresso grampeado com o texto escrito no dia 24/11/17. Caso não seja disponibilizado ingresso ao público ou no caso do espetáculo ser gratuito, é importante que o aluno faça uma "selfie" após o término do espetáculo, em frente ao cenário, para comprovar sua ida ao evento. Esta atividade vale 2,0 pontos e cada ingresso vale 0,5 pontos quando entregue com o parágrafo descritivo/crítico.
d) A participação do aluno em sala de aula também será item avaliatório. Serão observados o interesse, assiduidade e comprometimento do aluno em sala de aula, a capacidade de avaliar o seu desempenho pela auto-observação, a aquisição de habilidades para fazer conexões entre os exercícios; a capacidade de concentração e atenção durante o trabalho de experimentação e repetição de movimentos; o desenvolvimento da capacidade de articulação e integração dos conteúdos ministrados e a capacidade de trabalhar em grupo. A participação do aluno vale 2,0 pontos
A Dança Moderna surgiu no início do século XX apresentando principalmente movimentos livres em contraposição ao ballet clássico e seus movimentos pré-formatados. Isadora Duncan foi uma precursora da Dança Moderna e o vídeo “Repertório de Isadora Duncan interpretado por Sylvia Gold” mostra a originalidade da dança e as características peculiares de Isadora, movimentos suaves, abertura do plexo solar, deslocamentos simples, vestuário solto que favorece a movimentação livre, pés descalços e o uso dos três níveis, alto, médio e baixo. Como estudado em sala de aula, Isadora não deixou uma técnica sistematizada, mas há características da dança dela, desenhada no vídeo, que vimos também em outros expoentes da Dança Moderna, como a movimentação do tronco em expansão e contração, e torção. As formas retilíneas e curvas de braços em diferentes direções e a dança de mãos e cabeça, vivos, compondo narrativa dramática e aberta, ora iniciando o movimento ora seguindo o fluxo. Em sala de aula, o desafio de nos movimentarmos a partir das mãos, ombros, cabeça, pelve foi fundamental para descobrirmos uma dança livre. As experimentações de técnicas da Dança Moderna, como torções, formas curvas e retilíneas, uso da força do centro, contração e expansão ou inspiração e expiração, trabalho com a pelve, seja em estabilidade ou em movimento trouxe para o corpo uma dança original, adaptada a cada indivíduo, pois mesmo que o comando seja o mesmo, tal como no andar, cada pessoa tem uma identidade de movimento e a expressão deste se faz presente e pincelada nos princípios precursores da Dança Moderna.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirApós assisti aos vídeos resolvi falar do “Lamentation Martha Graham” este de 1930 e que foi considerado como a dança da tristeza. Segundo Graham era a personificação da tristeza em si, que explorava a capacidade de se esticar dentro da própria pele, de testemunhar e pensar os perímetros e as fronteiras da dor. Graham precisava expressar através da dança, e o ballet clássico já não condizia com o que ela estava sentindo, logo criou uma metodologia, uma dança codificada, com movimentos, elementos e técnicos universais tão famosa no mundo da dança. Ela rompeu com algum princípio da dança clássica como: criação de movimentos utilizando os pés descalços, movimentações feito no chão, movimentos de contração e relaxamento, respiração, expansão da coluna, torções, movimentos mais bruscos expressando assim questões de sentimentos e tudo isso foi explorado ou falado em sala nesse semestre. É interessante notar a construção do trabalho desenvolvido ao logo do semestre, principalmente entender para que serve as aulas de fortalecimento e preparação do corpo com tonificação musculares. Estes que vão auxiliar no resultado final na movimentação explorada, não só da Martha Graham, assim como nas técnicas de outros dançarinos de dança moderna que necessitam de total consciência do corpo e que formam exploradas, experimentadas e praticadas nas aulas.
ResponderExcluirWellinton Santos Fernandes
Martha Graham foi uma das figuras de dança moderna em que vimos bastante durante esse semestre !Pois usamos muito as torções, contrações, uma respiração mais forte; podemos experimentar uma dança mais visceral não tanto como a de Martha mais tivemos uma noção ,uma dança pensada em sempre vir pela pelve que para ela era o centro de força e da dança, usava muito as mãos em concha e as mesmas são bem expressivas e presentes na dança! Esse vídeo mostra bastante a questão da contração ,respiração e torções que foram bastante trabalhadas e enfatizadas durante nossas aulas.
ResponderExcluirApós assistir os vídeos do blog escolhi o vídeo Lamentation de Martha Graham, onde ela aborda a tristeza de forma visceral, manifestando esse sentimento por meio de seus movimentos fortes e expressivos.
ResponderExcluirSegundo ela no vídeo, sua proposta é de personificar a tristeza e pensar sobre a dor. Na coreografia ela utiliza um pano o qual representa a dor, que se manifesta na obra como se tivesse "rasgando a pele" da pessoa que está presenciando esse sentimento.
Nessa obra fica evidente a força e tônus em que ela colocava em sua movimentação como também a expressividade visceral de sua técnica. Também dá para perceber na coreografia as contrações e torções presentes em sua dança.
Por meio das aulas de dança moderna tivemos a oportunidade de experimentar em nossos corpos a técnica de Graham, onde realizamos diversos exercícios e sequencias coreográficas com esses princípios de torção, contração, movimentos iniciados pela pelve, respiração, fortalecimento e tônus que também se encontram presentes em sua coreografia.
Patrícia Fernandes
O vídeo de Lester Horton me traz muito o que vem sido tratado durante as aulas na questão de fortalecimento e o uso do centro. Os exercícios buscam fazer um equilíbrio entre força e flexibilidade buscando movimentos firmes e alongados.
ResponderExcluirNo vídeo mostra a sequencia de uma aula da técnica de Horton, durante as aulas tivemos uma experimentação dentro de exercício, alguns semelhantes e outros adaptados para os estudantes.
Como visto durante as aulas, a dança moderna tem como principal característica o distanciamento da codificação da dança clássica. No vídeo de Ted Shawn percebemos uma forma diferente de se utilizar as linhas, o forte uso do tônus muscular, as torções do tronco, o chão como parte da coreografia, dentre outros. Todos esses elementos foram trabalhados com frequência em nossas aulas. As linhas foram trabalhadas principalmente nos movimentos de braço, onde também fomos instigados a sempre "desenhá-los" no espaço de forma consciente, e com a presença equilibrada do tônus. Trabalhamos as torções, tanto de tronco como de braços, e em todos os níveis (baixo, médio e alto). E em todos esses processos o chão foi bastante utilizado, tanto para trabalhar os fatores já citados acima, como para pesquisar novas formas de movimentação, como as movimentações relacionadas ao tronco e à pelve. Através do vídeo de Ted Shawn consigo fazer um link completo com nossas aulas, pois é possível perceber com facilidade que conseguimos transitar sobre diversas formas de movimentação e de formas corporais presentes na dança moderna: extensão, contração, torção, queda, recuperação, níveis, linhas, chão, tônus, etc. Outra característica identificada no vídeo é a "presença" dos dançarinos, a verdade no movimento deles, que foi um fator muito trabalhado durante as aulas também, pois durante todo esse processo fomos orientados a ir mais além, a fazer as movimentações com mais amplitude.
ResponderExcluirnotasse que isadora danca tentava busca experimentações saido do forma classica que o bale trazia toda padronizada onde podemos ver que usava vestes defirenciada trabalhando e bem o centro do corpo
ResponderExcluirpropôs uma dança livre de espartilhos,meias e sapatilhas de ponta,trajes esvoaçantes, cabelos soltos e pés descalços
onde são trabalados varios principios de dua tecnica nas aulas de dança moderna como contração movinemtos a parti do plexo sola mas
diferenciada da dança classica em formato de concha.