PLANO
DE ENSINO
Identificação
|
|||
Curso
|
Licenciatura em Dança
|
||
Componente Curricular
|
Práticas Integradoras e de Ensino II
|
||
Módulo, Período, Semestre
|
4° período - 2°/2017
|
||
Professor
|
Lina
Frazão de Castro
|
||
Dia e horário
das aulas:
|
3a
das 14h00 às 14h50 e 5a das 14h00 às 16h50
|
||
Carga Horária 80 horas
|
Número Total de encontros:
|
||
Competências
|
.Articular e aplicar conteúdos das unidades curriculares
cursadas ao longo do semestre;
.Revisar planos de ação pedagógica para a área de dança; .Propor procedimentos metodológicos a partir da práxis pedagógica em dança. |
Habilidades
|
.Integrar conteúdos teóricos com vivências
práticas, aplicando-os ao contexto educacional;
.Intensificar o exercício de planeja mento da prática docente na área de dança; .Desenvolver a capacidade de criar e executar procedimentos metodológicos para o ensino da dança; .Selecionar os procedimentos metodológicos, estratégias de ensino e recursos de aprendizagem mais adequados a cada ambiente educacional. |
Conteúdo
do Componente Curricular (bases tecnológicas)
|
Integração
dos conteúdos das unidades curriculares cursadas no semestre, visando
possibilitar o desenvolvimento de projetos em contextos sócio-educativos.
Planejamento, execução
e avaliação de procedimentos metodológicos para o ensino da dança no contexto
da unidade curricular.
Utilização
diversificada de estratégias de ensino e de recursos de aprendizagem.
Práxis pedagógica em dança, sob orientação e supervisão docente.
|
Metodologia
|
Aulas
teórico-práticas com exposição verbal de conceitos; demonstração e prática
supervisionada; orientação verbal, gestual e pelo toque; exercícios de
exploração livre de movimentos a partir de conceitos estudados nas
componentes curriculares referentes ao 4° período; debates direcionados sobre
textos relacionados à prática da unidade curricular;
|
Recursos
Didáticos
|
Aparelhos de som e amplificadores, textos didáticos e científicos.
|
Instrumentos
e Formas de Avaliação da Aprendizagem
|
1) Apresentação de Plano de Aula desenvolvido juntamente
com a componente Metodologia do Ensino da Dança. Valor: 02 pontos.
2) Aplicação prática do Plano de Aula (30 minutos) desenvolvido juntamente com a componente Metodologia do Ensino da Dança. Valor: 03 pontos. 3) Entregar pasta com no mínino 06 avaliações das aulas dadas pelos colegas. Valor: 03 pontos. 4) Serão observados o interesse, assiduidade e comprometimento do aluno em sala de aula, a capacidade de avaliar o seu desempenho pela auto-observação, a aquisição de habilidades para fazer conexões entre os exercícios; a capacidade de concentração e atenção durante o trabalho de experimentação e repetição de movimentos; o desenvolvimento da capacidade de articulação e integração dos conteúdos ministrados e a capacidade de trabalhar em grupo. Participação: 02 pontos. |
Observações/ Atendimento ao estudante
|
O atendimento ao estudante será às quartas-feiras, às 14h00, com
agendamento prévio de pelo menos 72 horas através do email
lina.castro@ifb.edu.br
|
Bibliografia
Básica
|
BARBOSA,
Ana Mae T.B. Teoria e Prática da Educação Artística. São Paulo : Cultrix,
1995.
MARQUES, Isabel. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez, 1999. ROLNIK, Suely . Pensamento, corpo e devir: uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico.São Paulo: PUC-Cadernos de Subjetividade. V.1, n.2 ,1993. |
Bibliografia
Complementar
|
BARBOSA, Ana Mae T.B. Arte-Educação no Brasil:
das origens ao modernismo. São Paulo :
Perpectiva, 1978. GARDNER, Howard. O verdadeiro, o belo e o bom: os princípios básicos para uma nova educação. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda, 1999. GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Editora Annablume, 2009. FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte.Rio de Janeiro: Gen LTC, 1987. STRAZZACAPPA, Márcia. Entre a arte e a docência – a formação do artista da dança. Campinas: Papirus, 2006. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário