quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Plano de Ensino Práticas Integradoras e de Ensino II


PLANO DE ENSINO

Identificação
Curso
Licenciatura em Dança
Componente Curricular
Práticas Integradoras e de Ensino II
Módulo, Período, Semestre
4° período -   2°/2017
Professor
 Lina Frazão de Castro
Dia e horário das aulas:
3a das 14h00 às 14h50 e 5a das 14h00 às 16h50
Carga Horária 80 horas

Número Total de encontros:

Competências

.Articular e aplicar conteúdos das unidades curriculares cursadas ao longo do semestre; 
.Revisar planos de ação pedagógica para a área de dança; 

.Propor procedimentos metodológicos a partir da práxis pedagógica em dança. 
Habilidades

.Integrar conteúdos teóricos com vivências práticas, aplicando-os ao contexto educacional; 
.Intensificar o exercício de planeja mento da prática docente na área de 
dança; 
.Desenvolver a capacidade de criar e executar procedimentos metodológicos para o ensino da dança; 

.Selecionar os procedimentos metodológicos, estratégias de ensino e recursos de aprendizagem mais adequados a cada ambiente educacional. 

Conteúdo do Componente Curricular (bases tecnológicas)

Integração dos conteúdos das unidades curriculares cursadas no semestre, visando possibilitar o desenvolvimento de projetos em contextos sócio-educativos.
Planejamento, execução e avaliação de procedimentos metodológicos para o ensino da dança no contexto da unidade curricular.
Utilização diversificada de estratégias de ensino e de recursos de aprendizagem. Práxis pedagógica em dança, sob orientação e supervisão docente.

Metodologia
Aulas teórico-práticas com exposição verbal de conceitos; demonstração e prática supervisionada; orientação verbal, gestual e pelo toque; exercícios de exploração livre de movimentos a partir de conceitos estudados nas componentes curriculares referentes ao 4° período; debates direcionados sobre textos relacionados à prática da unidade curricular;

Recursos Didáticos
Aparelhos de som e amplificadores, textos didáticos e científicos.
Instrumentos e Formas de Avaliação da Aprendizagem
1) Apresentação de Plano de Aula desenvolvido juntamente com a componente Metodologia do Ensino da Dança. Valor: 02 pontos. 
2) Aplicação prática do Plano de Aula (30 minutos) desenvolvido juntamente com a componente Metodologia do Ensino da Dança. Valor: 03 pontos. 
3) Entregar pasta com no mínino 06  avaliações das aulas dadas pelos colegas. Valor: 03 pontos. 
4) Serão observados o interesse, assiduidade e comprometimento do aluno em sala de aula, a capacidade de avaliar o seu desempenho pela auto-observação, a aquisição de habilidades para fazer conexões entre os exercícios; a capacidade de concentração e atenção durante o trabalho de experimentação e repetição de movimentos; o desenvolvimento da capacidade de articulação e integração dos conteúdos ministrados e a capacidade de trabalhar em grupo. Participação: 02 pontos.

Observações/ Atendimento ao estudante         
O atendimento ao estudante será às quartas-feiras, às 14h00, com agendamento prévio de pelo menos 72 horas através do email lina.castro@ifb.edu.br
Bibliografia Básica

BARBOSA, Ana Mae T.B. Teoria e Prática da Educação Artística. São Paulo : Cultrix, 1995. 
MARQUES, Isabel. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez, 1999. 
ROLNIK, Suely . Pensamento, corpo e devir: uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico.São Paulo: PUC-Cadernos de Subjetividade. V.1, n.2 ,1993. 
Bibliografia Complementar
BARBOSA, Ana Mae T.B. Arte-Educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo : 
Perpectiva, 1978. 
GARDNER, Howard. O verdadeiro, o belo e o bom: os princípios básicos para uma nova educação. 
Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda, 1999. 
GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Editora Annablume, 
2009. 
FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte.Rio de Janeiro: Gen LTC, 1987. 
STRAZZACAPPA, Márcia. Entre a arte e a docência – a formação do artista da dança. Campinas: 
Papirus, 2006. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário