PLANO
DE ENSINO
Identificação
|
|||
Curso
|
Licenciatura em Dança
|
||
Componente Curricular
|
Dança Moderna
|
||
Módulo, Período, Semestre
|
2°/2017
|
||
Professor
|
Lina Frazão de Castro
|
||
Dia e horário das aulas:
|
2as das 16h00 às 17h40 e
|
||
Carga Horária
|
80
|
Número Total de encontros: 40
|
|
Competências
|
·
Ser capaz de iniciar movimentos a
partir de diversas parte do corpo;
·
Estar apto a realizar movimentos de
contração e expansão;
·
Compreender a relação do corpo com a
gravidade;
·
Reconhecer as especificidades da dança
moderna.
|
Habilidades
|
·
Reconhecer as diversas partes do corpo
em movimento;
·
Diferenciar contração e expansão em si
mesmo e nos outros;
·
Experimentar diferentes apoios;
·
Experimentar queda e recuperação;
·
Explorar
a complexidade rítmica do movimento.
|
Conteúdo do Componente
Curricular (bases tecnológicas)
|
Prática da dança a partir dos
fundamentos da técnica de dança moderna: movimento a partir do centro do
corpo para as extremidades, giros, apoios, saltos, queda e recuperação,
relação peso-gravidade, tempo e contratempo, impulsos, assimetria de
movimentos, oposições, contração e expansão, ampla utilização do espaço.
Desenvolvimento de estruturas de movimento levando em consideração as
complexidades rítmicas. Estrutura e métodos de ensino-aprendizagem das
distintas técnicas modernas norte-americanas e alemãs. Abordagem
anatômico-cinesiológica do movimento como fundamento da prática pedagógica da
dança moderna.
|
Metodologia
|
Aulas teórico-práticas com exposição verbal de conceitos; demonstração
e prática supervisionada; orientação verbal, gestual e pelo toque; exercícios
de exploração livre de movimentos a partir de conceitos específicos;
repetição de sequências de exercícios e coreográficas; compartilhamento de
sequências de movimentos entre os estudantes; debates direcionados sobre
textos específicos relacionados à prática da unidade curricular; produção
textual e artística.
|
Recursos Didáticos
|
Aparelhos de som e amplificadores, textos
didáticos e científicos.
|
Instrumentos e Formas de
Avaliação da Aprendizagem
|
Os alunos
serão avaliados por seu desempenho ao longo do curso, observando-se a
pontualidade, assiduidade, concentração, participação durante a aula, integração dos conteúdos
ministrados, capacidade de trabalhar em grupo, entrega dos trabalhos nos
prazos e qualidade do trabalho final, considerando-se:
a) desempenho crítico-reflexivo
teórico e desempenho em processos de
ensino-aprendizagem
Pesquisar sobre a Dança Moderna Americana e Alemã, a partir dos filmes "A dança do século" e "Nós que aqui estamos por vós esperamos", do trecho da dissertação "O CORPO EM ESTADO DE TRANSPARÊNCIA: ABORDAGENS DIDÁTICAS EM DANÇA" de Lina Frazão, da página 21 a 55, encontrada no link http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15771/1/2014_LinaFrazaoCastro.pdf
além de todos os livros indicados na bibliografia deste plano de ensino. Datas: 04/12.Valor de 04 pontos.
b) desempenho na pesquisa e/ou
produção artística
Para o dia 28/11/2017:
Avaliação: O aluno deve ver todas as postagens artísticas do blog, escolher um vídeo e dissertar sobre o mesmo fazendo uma co-relação com as aulas ministradas neste semestre de Dança Moderna. Seguir as regras da ABNT. Postar no blog na parte de comentários do post de AVALIAÇÕES DE DANÇA MODERNA, encontrado neste blog. Valor: 2,0 pontos.
c) Apresentação de ingressos de espetáculos
Apresentar no dia 04/12/2017 no mínimo quatro ingressos de espetáculos profissionais de dança ou teatro preferencialmente nos teatros do CCBB, Caixa, Funarte, Pé Direito, Sesc, Espaço Cena, Teatro Nacional, Goldoni, Centro Cultural Centro Tradicional de Invenção Cultural (Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro), Teatro Nacional, Espaço Usina, Mapati e galerias de arte. O aluno deve se guiar pelo Plano de Análise Coreográfica (presente no blog praticascorporais2.blogspot). É preciso escrever aprox. uma página sobre cada espetáculo visto. Apresentar o ingresso grampeado com o texto escrito no dia 24/11/17. Caso não seja disponibilizado ingresso ao público ou no caso do espetáculo ser gratuito, é importante que o aluno faça uma "selfie" após o término do espetáculo, em frente ao cenário, para comprovar sua ida ao evento. Esta atividade vale 2,0 pontos e cada ingresso vale 0,5 pontos quando entregue com o parágrafo descritivo/crítico.
d) A participação do aluno em sala de aula também será item avaliatório. Serão observados o interesse, assiduidade e comprometimento do aluno em sala de aula, a capacidade de avaliar o seu desempenho pela auto-observação, a aquisição de habilidades para fazer conexões entre os exercícios; a capacidade de concentração e atenção durante o trabalho de experimentação e repetição de movimentos; o desenvolvimento da capacidade de articulação e integração dos conteúdos ministrados e a capacidade de trabalhar em grupo. A participação do aluno vale 2,0 pontos
Para a
aprovação é exigido um mínimo de 60% de aproveitamento e 75% de frequência às
aulas.
|
Observações/ Atendimento
ao estudante
|
O atendimento ao estudante será às quartas-feiras, às 14h00, com agendamento prévio de pelo menos 72 horas através do email lina.castro@ifb.edu.br
|
Bibliografia Básica
|
BOURCIER,
Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 1987
SOUZA,
José Fernando Rodrigues. As Origens da
Modern dance: uma análise sociológica. São Paulo: Annablumme, UCAM, 2009.
MONTEIRO,
Mariana. Noverre: cartas sobre a
dança. São Paulo: Edusp, 1998.
|
Bibliografia Complementar
|
GITELMAN, Claudia. Dança Moderna Americana: Um Esboço.
In: Pró-Posições. Vol. 9 No. 2 (26) Junho de 1998.
HANNA, Judith Lynne. Dança, Sexo e Gênero: Signos de
Identidade, Dominação, Desafio e Medo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
LEAL, Patrícia. Respiração e Expressividade. São Paulo: Annablumme, 2007.
SILVA, M. A., PINHEIRO, D.J.F., Dança e Pós-Modernidade. Salvador:
EDUFBA, 2007.
SOARES, Carmem Lúcia. Pesquisas sobre o Corpo: ciências humanas
e educação. Campinas: autores associados, 2007.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário