quarta-feira, 26 de março de 2014

Plano de Ensino Dança Moderna

PLANO DE ENSINO

Identificação
Curso
Licenciatura em Dança
Componente Curricular
Dança Moderna
Módulo, Período, Semestre
2°/2017
Professor
 Lina Frazão de Castro
Dia e horário das aulas:
2as das 16h00 às 17h40 e e 3as  das 14h00 às 15h40.
Carga Horária
80
Número Total de encontros:  40

Competências
·         Ser capaz de iniciar movimentos a partir de diversas parte do corpo;
·         Estar apto a realizar movimentos de contração e expansão;
·         Compreender a relação do corpo com a gravidade;
·         Reconhecer as especificidades da dança moderna.


Habilidades

·                     Reconhecer as diversas partes do corpo em movimento;
·                     Diferenciar contração e expansão em si mesmo e nos outros;
·                     Experimentar diferentes apoios;
·                     Experimentar queda e recuperação;
·                     Explorar a complexidade rítmica do movimento.
Conteúdo do Componente Curricular (bases tecnológicas)

Prática da dança a partir dos fundamentos da técnica de dança moderna: movimento a partir do centro do corpo para as extremidades, giros, apoios, saltos, queda e recuperação, relação peso-gravidade, tempo e contratempo, impulsos, assimetria de movimentos, oposições, contração e expansão, ampla utilização do espaço. Desenvolvimento de estruturas de movimento levando em consideração as complexidades rítmicas. Estrutura e métodos de ensino-aprendizagem das distintas técnicas modernas norte-americanas e alemãs. Abordagem anatômico-cinesiológica do movimento como fundamento da prática pedagógica da dança moderna.

Metodologia

Aulas teórico-práticas com exposição verbal de conceitos; demonstração e prática supervisionada; orientação verbal, gestual e pelo toque; exercícios de exploração livre de movimentos a partir de conceitos específicos; repetição de sequências de exercícios e coreográficas; compartilhamento de sequências de movimentos entre os estudantes; debates direcionados sobre textos específicos relacionados à prática da unidade curricular; produção textual e artística.
Recursos Didáticos

Aparelhos de som e amplificadores, textos didáticos e científicos.
Instrumentos e Formas de Avaliação da Aprendizagem

Os alunos serão avaliados por seu desempenho ao longo do curso, observando-se a pontualidade, assiduidade, concentração, participação durante a aula, integração dos conteúdos ministrados, capacidade de trabalhar em grupo, entrega dos trabalhos nos prazos e qualidade do trabalho final, considerando-se:

a)    desempenho crítico-reflexivo teórico e desempenho em processos de ensino-aprendizagem 
Pesquisar sobre a Dança Moderna Americana e Alemã, a partir dos filmes "A dança do século" e "Nós que aqui estamos por vós esperamos", do trecho da dissertação "O CORPO EM ESTADO DE TRANSPARÊNCIA: ABORDAGENS DIDÁTICAS EM DANÇA" de Lina Frazão, da página 21 a 55, encontrada no link http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15771/1/2014_LinaFrazaoCastro.pdf
além de todos os livros indicados na bibliografia deste plano de ensino. Datas: 04/12.Valor de 04 pontos. 

b)    desempenho na pesquisa e/ou produção artística 
Para o dia 28/11/2017: 
Avaliação: O aluno deve ver todas as postagens artísticas do blog, escolher um vídeo e dissertar sobre o mesmo fazendo uma co-relação com as aulas ministradas neste semestre de Dança Moderna. Seguir as regras da ABNT. Postar  no blog na parte de comentários do post de AVALIAÇÕES DE DANÇA MODERNA,  encontrado neste blog. Valor: 2,0 pontos.


c) Apresentação de ingressos de espetáculos
Apresentar no dia 04/12/2017 no mínimo quatro ingressos de espetáculos profissionais de dança ou teatro preferencialmente nos teatros do CCBB, Caixa, Funarte, Pé Direito, Sesc, Espaço Cena, Teatro Nacional, Goldoni, Centro Cultural Centro Tradicional de Invenção Cultural (Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro), Teatro Nacional, Espaço Usina, Mapati e galerias de arte. O aluno deve se guiar pelo Plano de Análise Coreográfica (presente no blog praticascorporais2.blogspot). É preciso escrever aprox. uma página sobre cada espetáculo visto. Apresentar o ingresso grampeado com o texto escrito no dia 24/11/17. Caso não seja disponibilizado ingresso ao público ou no caso do espetáculo ser gratuito, é importante que o aluno faça uma "selfie" após o término do espetáculo, em frente ao cenário, para comprovar sua ida ao evento. Esta atividade vale 2,0 pontos e cada ingresso vale 0,5 pontos quando entregue com o parágrafo descritivo/crítico. 

d)  A participação do aluno em sala de aula também será item avaliatório. Serão observados o interesse, assiduidade e comprometimento do aluno em sala de aula, a capacidade de avaliar o seu desempenho pela auto-observação, a aquisição de habilidades para fazer conexões entre os exercícios; a capacidade de concentração e atenção durante o trabalho de experimentação e repetição de movimentos; o desenvolvimento da capacidade de articulação e integração dos conteúdos ministrados e a capacidade de trabalhar em grupo. A participação do aluno vale 2,0 pontos

Para a aprovação é exigido um mínimo de 60% de aproveitamento e 75% de frequência às aulas.
Observações/ Atendimento ao estudante         
O atendimento ao estudante será às quartas-feiras, às 14h00, com agendamento prévio de pelo menos 72 horas através do email lina.castro@ifb.edu.br

Bibliografia Básica
BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 1987
SOUZA, José Fernando Rodrigues. As Origens da Modern dance: uma análise sociológica. São Paulo: Annablumme, UCAM, 2009.
MONTEIRO, Mariana. Noverre: cartas sobre a dança. São Paulo: Edusp, 1998.


Bibliografia Complementar
GITELMAN, Claudia. Dança Moderna Americana: Um Esboço. In: Pró-Posições. Vol. 9 No. 2 (26) Junho de 1998.
HANNA, Judith Lynne. Dança, Sexo e Gênero: Signos de Identidade, Dominação, Desafio e Medo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
LEAL, Patrícia. Respiração e Expressividade. São Paulo: Annablumme, 2007.
SILVA, M. A., PINHEIRO, D.J.F., Dança e Pós-Modernidade. Salvador: EDUFBA, 2007.
SOARES, Carmem Lúcia. Pesquisas sobre o Corpo: ciências humanas e educação. Campinas: autores associados, 2007.





Nenhum comentário:

Postar um comentário